O Importante é Competir? Valores e Atitudes Associados Ao Fenômeno Esportivo
Por Mírian Carvalho Lopes (Autor), Luanna Rodrigues (Autor), Carlos Mendes Rosa (Autor), Jean Carlo Ribeiro (Autor).
Em XVII Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
Introdução
O presente trabalho procura fazer uma análise acerca da compreensão dos acadêmicos da Universidade Federal do Tocantins (UFT), campus universitário de Miracema sobre os valores relacionados ao esporte. Assumimos o esporte enquanto um fenômeno cultural, de caráter social que interfere nos diversos meios de sociabilidade e que, ao longo de sua história, tem passado por processos de reorganização e ressignificação de valores. Para abordarmos valores que estão relacionados ao esporte, nos parece importante ressaltar a lógica neoliberal a que a sociedade está submetida, lógica esta que remete o esporte à categoria de mercadoria. Nesse sentido, o ideário mercantilista relacionado às práticas esportivas nos traz uma aparência de ser o que não é, numa busca pela “saúde” e pela “qualidade de vida”, associada à vertente do consumismo. Segundo Sennett (2002), há uma transformação de valores, isto é, a lealdade, confiança, comprometimento e ajuda mútua são características que teriam cada vez mais sido intimidadas com o avanço do capitalismo, mesmo sendo, contraditoriamente, aspectos considerados importantes para o desenvolvimento social e o convívio em sociedade.