O Impulso Lúdico, a Experiência Estética e a Cultura Midiática Esportiva: Esboçando Aproximações e Possibilidades
Por Cristiano Mezzaroba (Autor).
Em Revista Brasileira de Estudos do Lazer - RBEL v. 3, n 1, 2016. Da página 53 a 75
Resumo
O ensaio procura refletir e analisar possibilidades de experiência estética via cultura midiática esportiva, com o esporte tomado como entretenimento, enquanto produto mercadológico e em seu formato espetacularizado, pensando-o como algo constituidor de algum impulso lúdico que provoca e afeta os sujeitos espectadores (presencialmente ou mesmo tecnologicamente) pela sua dimensão estética, considerando sua forma, beleza e poder sublime. As reflexões situam-se no campo da Filosofia, da Educação e da Educação Física (EF) e podem permitir identificar potências para uma educação estética em torno do esporte, seja para aqueles que atuam na EF como também àqueles que se preocupam com formação de público e com educação para o lazer.