Resumo

O objetivo desta pesquisa é descrever e analisar o desenvolvimento profissional de professores de Educação Física em início de carreira. Para alcançar tal objetivo, foram selecionados cinco professores que estavam entre o primeiro e terceiro ano de atuação profissional, e que vem atuando na rede municipal de São Paulo como efetivos e com aulas atribuídas. A coleta do material para análise foi possível por meio de entrevistas semi-estruturadas, realizadas de forma individual, as quais foram gravadas em áudio e transcritas de forma integral. As questões foram direcionadas a partir de um roteiro previamente estabelecido, o qual buscou informações sobre a escolha pela docência em Educação Física, a relevância da formação inicial, a motivação e permanência na carreira e, por fim, a opinião desses professores acerca da proposta elaborada pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. O resultado da pesquisa evidenciou o quão é complexo lecionar no ingresso de carreira; mostrou também os sentimentos de entusiasmo e esperança em permanecer na carreira. Ficou nítido também, que mesmo após muitas contribuições de autores com a preocupação de tratar o componente curricular de uma forma pedagógica, reflexiva, crítica, ainda persiste em muitas escolas a prática do rolar a bola , preocupando ainda mais os professores que iniciam suas carreiras e se deparam com turmas acostumadas a práticas descontextualizadas e que não valorizam a Educação Física enquanto um componente curricular com especificidade e rigor metodológico.

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