O Início de Uma Comunidade de Prática: Um Estudo de Caso com Professores de Natação
Por Leonardo Ristow (Autor), Vinicius Zeilmann Brasil (Autor), Heitor de Andrade Rodrigues (Autor), Ana Flávia Backes (Autor), Valmor Ramos (Autor).
Resumo
As comunidades de prática são ambientes de aprendizagem colaborativos utilizadas na formação e no desenvolvimento profissional em Educação Física. Dessa forma, o objetivo desse estudo foi analisar o desenvolvimento de uma comunidade de prática para a aprendizagem profissional de professores de natação. Adotou-se procedimentos de pesquisa qualitativa, de caráter descritivo e estudo de caso. Participaram do estudo, duas professoras de natação e um professor facilitador. Como instrumentos de coleta de dados, foram utilizados: escrita reflexiva, gravações dos encontros, entrevista em grupo focal, e mensagens de áudio e de texto em grupo de WhatsApp. A análise qualitativa dos dados ocorreu por meio da técnica de análise de conteúdo. Os resultados evidenciam que a forma como ocorreram as interações entre os membros, a definição dos desafios e a construção das estratégias caracterizam este grupo de professores como uma
comunidade de prática em seu estágio inicial.