Resumo

Os Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (JERGS) são um evento esportivo que, atualmente, congrega estudantes da rede pública de ensino de todo o estado do Rio Grande do Sul. Resultante de demandas sociais e educacionais, as primeiras iniciativas para a criação dos JERGS ocorreram na década de 1970, quando o evento ainda possuía a razão social de Campeonato Estudantil Gaúcho (CEG). Após perpassar por uma significativa ruptura de ordem estrutural que demarcou suas conformações históricas, no ano de 1986, este evento passa a denominar-se JERGS, acontecimento este que assinala uma nova fase do evento. Diante do exposto, o presente estudo buscou investigar que fatores socioculturais e político-administrativos influenciaram na mudança de nomenclatura do Campeonato Estudantil Gaúcho no ano de 1986, quando o evento passa a denominar-se Jogos Escolares do Rio Grande do Sul. Esta pesquisa se caracteriza como um estudo de viés histórico-cultural, situada no campo de investigação da História do Esporte. As informações sobre nosso objeto de pesquisa foram obtida s por meio de fontes orais e de fontes documentais. As fontes orais foram coletadas através de entrevistas de História Oral, já as fontes documentais correspondem a documentos impressos que compõem o acervo pessoal dos agentes entrevistados. Os materiais coletados foram submetidos às técnicas de análise temática de conteúdo e de análise documental, respectivamente. Os resultados indicam que há grande probabilidade de a ruptura investigada ter sido recorrente de demandas sociais e político-administrativas pelas quais o país perpassou no ano anterior, com o encerramento da Ditadura Militar (1964-1985). Quando um novo momento político é anunciado no Brasil, transformações também são identificadas em diversas instâncias da sociedade, uma vez que dete rminações federais recaem, também, sobre os estados brasileiros e, consequentemente, sobre suas propostas e ações governamentais.

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