Resumo

A luta, uma manifestação da cultura corporal, apresenta-se como uma possibilidade de conteúdo para a Educação Física. Este trabalho tem como objetivo explorar a literatura referenciada em torno da Pedagogia Crítico-Superadora, a fim de subsidiar reflexões acerca do conteúdo de lutas na Educação Física Escolar, notadamente o Jiu-Jitsu Brasileiro, como alternativa de proposta didática de ensino. Para tanto, realizamos uma pesquisa bibliográfica na qual investigamos três importantes aspectos: 1) a constituição Jiu-Jitsu como arte marcial até se transformar no esporte de combate denominado Jiu-Jitsu Brasileiro; 2) a demonstração do atual cenário das lutas e do Jiu-Jitsu Brasileiro na Educação Física Escolar por meio das produções científicas da área; 3) a apresentação de uma possível proposição didática da Pedagogia Crítico-Superadora no ensino das lutas em um ensaio de aulas de Jiu-Jitsu Brasileiro na Educação Física Escolar. Aproximamos, então, da teoria social marxista e, em particular, da Pedagogia Histórico-Crítica, para, finalmente, abordar a teoria crítico-superadora. Evidenciamos as influências que o Jiu-Jitsu Brasileiro sofreu pelo sistema capitalista, desde sua origem, no Japão, até ser referendado como um esporte nacional e conteúdo da temática lutas da Educação Física Escolar. Quanto à produção científica relacionada ao ensino das lutas e do Jiu-Jitsu Brasileiro, assinalamos a necessidade de se alavancar produções científico-acadêmicas que apontem aportes para o ensino dessas práticas corporais nas escolas. Por fim, ao balizar o ensino do Jiu-Jitsu Brasileiro com a Pedagogia Crítico-Superadora, apontamos um ensino que vai além de técnicas e táticas esportivas, que busca a integração de professores e estudantes para a materialização de um processo de ensino e aprendizagem que: não negue a historicidade dos indivíduos, possua caráter lúdico, instigue a criatividade e a criticidade, por meio de reflexões da realidade e contribua para a afirmação dos interesses de classes das camadas populares.

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