O Jogo, a Brincadeira e o Brinquedo no Contexto Sócio-cultural Criciumense
Por Gildo Volpato (Autor), Victor Shigunov (Autor).
Em VII Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
Este estudo,teve como objetivo conhecer, analisar e discutir os jogos, brincadeiras e brinquedos das crianças e verificar a importância atribuída a essas atividades no ambiente familiar e escolar. Foram analisadas as características dos jogos, brincadeiras e brinquedos mais freqüentes; os fatores que interferem na escolha dos jogos e brinquedos; o espaço e o tempo destinados ao brincar; e indicadores que apontam as possibilidades de a escola vira ser um lugar mais prazeroso. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados a observação participante, entrevistas e análise documental. Pelas características metodológicas apresentadas, a pesquisa foi considerada como dotipo etnográfica. Os sujeitos pesquisados foram alunos da 1a. série do ensino fundamental. Ficou constatado queo universo lúdico das crianças pesquisadasé muito diversificado, pois entrelaçam-se brinquedos e jogos tradicionais com eletrônicos, jogos de faz-deconta com jogos de regras.Os fatores que interferem na escolhados jogos, brincadeiras e brinquedos também são diversos, pois estão relacionados a questões de gênero, econômicas, aotipo detrabalho dospais, aos programas detelevisão a queassistem, dentre outros. Foi constatado, também, quea maioria das crianças pesquisadas tem tempo e espaçoparao brincar. Em meio a muitas contradições, observou-se quetanto os pais quanto a escola acham importante as crianças brincarem e atribuem a essa necessidademotivos diversos, taiscomo: excessode energia, porque nãotrabalham, pelanatureza das crianças, e assim por diante. Em termos gerais, concluiu-se que a escola tem quatro grandesmotivos paraassumir ojogo, a brincadeira e o brinquedo, como elementos mediadores no processo educativo:o primeiro refere-se ao fato de esses já se encontrarem na escolaemtodosos momentos e lugares, inclusive na sala de aula, bastando redimensioná-los; emsegundo lugar por fazerem parteda cultura e por esse motivo são muito significativos para as crianças; além disso, pelofato de essas atividades serem responsáveis diretas pelo desenvolvimento das capacidades psicológicas superiores; finalmente, pelo prazer e alegria que são capazes de proporcionar.