O Jogo Como Estratégia de Ensino
Por Maria Edna de Souza Bezerra (Autor), Everton Henrique Maia de Queiróz (Autor), Jorge Alexandre Maia de Oliveira (Autor).
Em XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE
Resumo
INTRODUÇÃO
No campo educacional está cada vez mais comum encontrar nas práticas pedagógicas dos professores a utilização do jogo como estratégia de ensino. Logo o jogo pode ser utilizado, além de unidade temática, mas enquanto ferramenta metodológica para desenvolver outras atividades. Kishimoto (2011, p.42) corrobora afirmando que “a utilização do jogo potencializa a exploração e a construção do conhecimento, por contar com a motivação interna, típica do lúdico [...]”. Pensando assim, Silveira (2014), ainda enfatiza que quando o professor utiliza o jogo como ferramenta de ensino ele contribui para que a criança relacione a aprendizagem a algo prazeroso e isso desperta o interesse da criança por aquilo que está sendo ensinado. Nesse sentido, foi planejada uma aula cujo objetivo era utilizar um jogo como estratégia para o ensino do conteúdo, a fim que os alunos compreendessem a diferença entre jogos cooperativos e jogos competitivos. Com isso, nosso trabalho objetiva-se relatar como foi essa experiência.