Resumo

A contribuição da Educação Física escolar na formação do cidadão exige a elaboração de novas propostas de ensino com estratégias que rompam com os modelos reducionistas. Estas novas propostas tendem a valorizar o jogo como estratégia pedagógica, entretanto, a Educação Física escolar ainda não explora o jogo em sua totalidade e complexidade. Assim, o objetivo deste relato é apresentar uma proposta metodológica para o ensino dos conteúdos da Educação Física em uma escola municipal de ensino infantil e primeiros anos do Ensino Fundamental tendo o jogo como estratégia pedagógica. Esta proposta sistematizou os conteúdos em: jogo/luta, jogo/dança, jogo/ginástica e jogo/esporte. Cada conteúdo foi subdividido, formando uma rede, onde todos os jogos estão relacionados em níveis de dificuldade e níveis de estruturação. Esta proposta oportunizou ao educando a experiência de práticas inovadoras e lúdicas, criando nesta escola a cultura de elaboração de aulas diversificadas e na construção de uma metodologia eficaz

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