Resumo

O presente estudo tem como proposta buscar suportes teóricos que
alicercem a prática educativa da Educação Física no 1º e 2º ciclos do ensino
fundamental, tendo em vista a apresentação de avanços na superação das
dicotomias teoria e prática, corpo e mente, homem e sociedade, utilizando
o jogo como principal recurso. Nossa pretensão não é dar respostas prontas
e apresentar receitas, pois isto seria incoerente com o pressuposto básico
que orientou esse estudo: o professor visto como construtor de sua prática
educativa que, a partir do estudo, da re flexão e da pesquisa, busca
fundamentos na produção teórico-científica para estruturá-la, tomando
como referência o momento histórico e a realidade em que atua. Na primeira
parte do estudo, foi abordada a Educação Física dentro do contexto
educacional. A seguir, apresentou-se uma fundamentação teórico-científica
do jogo. A metodologia utilizada foi a aplicação de questionários com
perguntas abertas e fechadas, entrevistas com profissionais que atuam na
escola. E por último procuramos apresentar de forma sucinta, o jogo como
proposta de conteúdo para a educação física nos primeiros ciclos do ensino
fundamental, resgatando alguns princípios básicos que sustentam a nossa
prática educativa. Nossa prática educativa, deve considerar as experiências
anteriores, diferenças individuais entre outras práticas.

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