O Jogo Como Recurso Pedagógico Um Desafio na Educação Infantil
Por Natalya Camargo de Souza (Autor).
Resumo
Esta pesquisa se propõe a analisar as contribuições do jogo e da brincadeira como recursos pedagógicos para o processo de aprendizagem e de desenvolvimento das faculdades humanas da criança. Para isto, apóia-se nos autores da Teoria Histórico Cultural, Vygotsky e seus seguidores, procurando seguir uma linha de discussão que abrange: o desenvolvimento psíquico desde o nascimento até a idade pré-escolar; a importância e contribuição da experiência social para o desenvolvimento humano; as atividades principais que envolvem as três primeiras etapas da infância; a forma de atuação do adulto na zona de desenvolvimento próximo e por fim a importância da mediação do professor e a sua atuação como criador de novas possibilidades. A atuação direta com os professores, numa instituição de Educação Infantil, através da pesquisa-ação-participante possibilitou subsídios que relacionaram teoria e prática, e os resultados alcançados evidenciaram a importância do jogo e da brincadeira nesta etapa de Educação Básica