Resumo
Este trabalho teve como objetivo principal compreender como o jogo didático contribuiu com o processo ensino-aprendizagem, criando um ambiente de interesse e prazer para os envolvidos, alunos de 1ª a 4ª série do 1º grau e seus respectivos professores. Para tal, foi levado em consideração a minha experiência ministrando cursos em que o jogo era o tema principal, a orientação pedagógica da escola pesquisada, que se baseia no pedagogo francês Celestin Freinet, e, principalmente, a participação efetiva dos professorescomo colaboradores do processo de pesquisa. Inicialmente foram entrevistadas as professoras para caracterização de suas práticas e depois formado um grupo de voluntárias que já utilizavam o jogo didático em suas aulas. Posteriormente discutimos e criamos jogos que foram aplicados pelas professoras junto às suas turmas. Após esse momento, analisou-se as observações feitas pelas professoras e alunos de acordo com a fundamentação teórica apresentada no trabalho. Ao final, apresentaram-se as conclusões e propostas para novos trabalhos que possam contribuir para tornar o processo ensino-aprendizagem mais significativo e prazeroso.