O jogo e a aprendizagem
Parte de Jogos, Recreação e Lazer . páginas 7 - 16
Resumo
Passaremos algum tempo juntos durante este curso. Espero que possamos entender, dividir, repartir, compartilhar, vivenciar e trocar experiências de magistério, exemplos do nosso dia a dia e tudo que sabemos sobre este assunto tão importante em qualquer processo educacional: jogos, recreação e lazer. Para que isso aconteça, precisamos ter em mente que o aprender é um processo de troca, no qual os agentes da Educação – professores, alunos, funcionários, pais e comunidade – devem trocar conhecimentos sem preconceitos, nem pré-conceitos. Assim, estabelecemos uma “avenida de duas mãos”, destacada por Paulo Freire como a essência do ato de educar, que nos faz aprender e ensinar ao mesmo tempo. Portanto, não vamos ter medo de compartilhar, de nos entregar à aventura de sonhar, de imaginar uma educação interativa, uma educação que faz a criança e o educador aprenderem, brincarem e viverem a alegria em todos os cantos da sala de aula. Agora é com vocês! Acreditem no fazer diferente – é possível olhar o mundo de uma forma mais alegre e abrangente. Não podemos esquecer das palavras de Edgar Morin, que nos propõe uma formação constante para que percebamos os problemas do mundo complexo em que vivemos. E eu lhes digo: o jogo pode ser a saída para darmos conta do ato de aprender e transformar a informação em conhecimento, favorecendo o pensar humano e sua expressão. Para nossas atividades, contamos com a nossa teleaula, na qual minha turma e eu vamos viver aventuras no mundo mágico dos jogos. Também utilizaremos livros como este, para aprofundar temas, realizar atividades, verificar nossos conhecimentos, vivenciar atividades em grupo, estendendo nossa aula para além do vídeo e da sala.