O Jogo Lúdico na Escola de Ensino Básico
Por ângela Barcellos Café (Autor).
Resumo
Os discursos e interesses por pesquisas e estudos que envolvem a o lúdico, o jogo, o brinquedo e a brincadeira na educação estão crescendo em qualidade e quantidade nas pesquisas acadêmicas, entretanto, não necessariamente correspondem à um cenário de ações lúdicas dentro das escolas. Por mais que se aponte a importância das atividades lúdicas na formação de qualquer pessoa, em qualquer idade, é visível a manutenção de uma prática na escola endurecida, rígida, repetitiva e descontextualizada, cercadas por violências de todos os tipos. O lugar do jogo e da brincadeira quase não acontece, nem nos momentos “permitidos”, como as atividades festivas, nas datas comemorativas. Este estudo vem contribuir com contextualizações históricas em torno do lúdico e do que o envolve, com vistas a superar a desvalorização de suas manifestações associadas a atividades sérias, ampliando suas possibilidades de atuação na escola, por meio de elementos fundantes do jogo e de suas características, como espaço propício à esta manifestação. Esse objetivo tem como pano de fundo a crença de que um ambiente lúdico é favorável à um clima de partilha e aprendizagem. Este ensaio, teve como base observações etnográficas realizadas em escolas, em sua maioria de ensino público, nos níveis fundamental e médio, durante mais de 30 anos de experiência e que serviram de base aos questionamentos e reflexões constantes no texto. Ao mesmo tempo a pesquisa participante se fez presente por fazer várias vezes, em percursos de idas e vindas entre planejamento, prática de novas ações e reflexões com as análises em busca de respostas, ainda que provisórias. A revisão bibliográfica orientada neste percurso aponta múltiplas áreas do conhecimento: Filosofia; Antropologia; Sociologia; Psicologia; Pedagogia; Estudos do Lazer. As considerações finais apontam para uma convergência nas possibilidades de atuação lúdica na escola, utilizando o jogo, brinquedo ou brincadeira em qualquer das áreas do conhecimento, considerando as características de: estratégia, desenvolvimento e conhecimento, para um ensino/aprendizagem mais significativos.
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Referências
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