Resumo
A participação ativa dos estudantes no seu processo de ensino-aprendizagem tem sido cada vez mais estimulada devido à importância no seu desenvolvimento. A criação de jogos desafia o estudante a se superar, envolvendo-o com a proposta e buscando, em suas experiências, formas para construir seu jogo. É neste momento que mostramos ao estudante que ele também pode construir seu processo de aprendizagem, com o mesmo envolvimento, interesse e participação efetiva com o qual joga, cria e recria. O objetivo geral deste estudo foi desenvolver uma proposta metodológica de participação ativa dos estudantes utilizando o jogo nas aulas de Educação Física em um trimestre letivo. Dentre os objetivos específicos, vislumbramos analisar e descrever a percepção dos estudantes sobre a experiência de criar, recriar, vivenciar e avaliar os jogos nas aulas de Educação Física; estimular a participação ativa dos estudantes diante das propostas de criação, vivência e avaliação dos jogos; verificar a repercussão desse tipo de proposta pedagógica na aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes; e elaborar um e-book com o processo metodológico utilizado na pesquisa, além dos jogos criados pelos estudantes e as considerações sobre esse processo. O estudo trata de uma pesquisa intervenção, desenvolvida na EMEF Professor Vercenílio da Silva Pascoal, situada no bairro Joana Darc, no município de Vitória, com os estudantes das turmas de 4º e 5º anos do turno matutino, no ano de 2022, totalizando 49 participantes com faixa etária entre 9 e 11 anos. O projeto foi realizado em 32 aulas, divididas em 7 etapas, nas quais os alunos vivenciaram jogos de formatos diferentes, criaram novos jogos, vivenciaram e avaliaram os jogos construídos, realizando também uma autoavaliação sobre sua participação neste processo. Um Festival com os jogos criados foi realizado como culminância do projeto. Baseados em todo processo desenvolvido neste projeto, nas avaliações realizadas, nas rodas de conversa e nas observações das aulas, podemos concluir que esta proposta metodológica contribuiu de forma relevante para a aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes, uma vez que estimulou sua participação ativa e efetiva, suscitando reflexões e significações a respeito do conteúdo trabalhado. A utilização do conteúdo jogo nas aulas de EF, por meio do processo de criação, vivência, avaliação e recriação, pode vir a influenciar de maneira positiva o aprendizado e desenvolvimento dos alunos a partir de suas experiências.