O Jogo nas Aulas de Educação Física na Educação Infantil: do Interesse Pedagógico da Educação Física à Produção de Compreensão das Crianças
Por Renan Santos Furtado (Autor), Alice Pequeno de Brito (Autor), Jakeline de Souza Pinheiro (Autor), Milena Vasconcelos Medeiros (Autor), Victória Baía Pinto (Autor).
Resumo
A presente pesquisa se caracteriza por ser uma reflexão teórica oriunda de uma experiência pedagógica. Desse modo, apresenta como objeto principal de sua reflexão a investigação do modo como as crianças da Educação Infantil da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (EAUFPA) produzem compreensão a respeito do jogo nas aulas de Educação Física. Por via da metodologia da pesquisa-ação e da técnica da documentação utilizada para a interpretação dos dados obtidos em atividade de registro, sinalizamos que as crianças compreendem o jogo a partir de termos como; regras, diversão, estratégia, união, cooperação, respeito e felicidade.