O Jogo, o Esporte e o Lazer na Constituição do Ideário Ambiental
Por Cae Rodrigues (Autor).
Em Licere v. 18, n 1, 2015. Da página 29 a 55
Resumo
Distintos discursos relacionados à problemática socioambiental emergem como consequência da inserção da dimensão ambiental em diferentes campos do conhecimento. Levando em consideração a força histórica do jogo, do esporte e do lazer como fenômenos socioculturais no campo da educação física, o objetivo desse artigo é analisar como esses fenômenos influenciam a constituição do ideário ambiental partindo dos discursos que emergem nas relações entre o campo da educação física e o campo ambiental. Para tanto, o corpus de análise foi composto por produções científicas que abordam a inserção da dimensão ambiental na educação física no Brasil. De maneira geral, os resultados da Análise Textual Discursiva sobre o corpus da pesquisa evidenciaram que as influências dos jogos, esportes e atividades em contextos de lazer na constituição do ideário ambiental se manifestam de maneira ainda bastante rudimentar.