Resumo

Introdução: Atualmente, o ensino do judô vem priorizando os aspectos técnicos e competitivos, o que revela a necessidade de análise das vicissitudes de intervenção junto à modalidade. O objetivo do estudo foi verificar o posicionamento de praticantes de um projeto de extensão, quanto à relação que estabeleceram durante o processo inicial de ensino da modalidade, desenvolvido a partir de concepções pedagógicas do esporte. Metodologia: O estudo, de natureza qualitativa, usou como referencial para a coleta de dados um questionário com questões abertas e fechadas e contou com 25 alunos que consentiram com suas respectivas participações. A metodologia utilizada foi a análise do conteúdo pela qual foi possível estabelecer uma categorização das informações levantadas. Resultados: Duas categorias mereceram destaque a partir da análise dos posicionamentos dos participantes: 1. As concepções prévias e a ressignificação da modalidade e 2. O aprendizado para a vida cotidiana. Verificou-se, que suas concepções iniciais a respeito do judô pautavam-se na ideia de: a. Atividade de força e/ou de violência e b. Esporte de características semelhantes aos outros; mas que ao final das aulas, para 22 deles, se transformou em: a. Uma atividade que envolve técnica e filosofia; b. Elemento de desenvolvimento social; c. Uma atividade ainda mais interessante. Constatou-se, também, que o aprendizado do judô se expandiu para questões relacionadas às suas vidas, contribuindo na: a. Mudança de atitudes; b. Melhora no condicionamento físico; c. Melhor organização do tempo; d. Criação de laços de amizade. Conclusões: O trato do judô em uma perspectiva pedagógica, desenvolveu aspectos para além do movimento técnico, como a ampliação da visão estereotipada da modalidade e sua respectiva ressignificação, atrelando-a às mudanças de atitude e de qualidade de vida dos praticantes. Sugere-se estudos que aprofundem a relação entre o ensino do judô e os valores sociais, já que estes foram insistentemente evidenciados.

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