O Karatê-do Enquanto Conteúdo da Educação Física Escolar
Por Victor Lage (Autor), Luiz Gonçalves Junior (Autor), Kazuo Kawano Nagamine (Autor).
Em III Colóquio de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
Resumo
São raros os cursos de Educação Física que possuem disciplinas relacionadas ao Karatê,também pouco desenvolvido nas aulas de Educação Física Escolar. O objetivo deste estudofoi estabelecer uma compreensão do fenômeno Karatê, particularmente de seus processoseducativos em vivências nas aulas de Educação Física. Desenvolvemos 8 aulas com 1 turmade 3ª série do ensino público fundamental. Pautados pela fenomenologia entrevistamos 15crianças, com a interrogação: O que é isto o Karatê nas aulas de Educação Física para você?Com base em suas descrições formamos as categorias: a) Karatê para a Vida; b) Educando ese Educando com o Budô através do Karatê; c) Valores apreendidos no Karatê; d)Diversidade Cultural. Consideramos que processos educativos particulares levaram oeducando a perceber de forma crítica o seu cotidiano na busca pelo auto-aperfeiçoamento,entender a importância da coerência dos seus atos, contribuindo para o desenvolvimentointegral do ser humano.