Resumo

São raros os cursos de Educação Física que possuem disciplinas relacionadas ao Karatê,também pouco desenvolvido nas aulas de Educação Física Escolar. O objetivo deste estudofoi estabelecer uma compreensão do fenômeno Karatê, particularmente de seus processoseducativos em vivências nas aulas de Educação Física. Desenvolvemos 8 aulas com 1 turmade 3ª série do ensino público fundamental. Pautados pela fenomenologia entrevistamos 15crianças, com a interrogação: O que é isto o Karatê nas aulas de Educação Física para você?Com base em suas descrições formamos as categorias: a) Karatê para a Vida; b) Educando ese Educando com o Budô através do Karatê; c) Valores apreendidos no Karatê; d)Diversidade Cultural. Consideramos que processos educativos particulares levaram oeducando a perceber de forma crítica o seu cotidiano na busca pelo auto-aperfeiçoamento,entender a importância da coerência dos seus atos, contribuindo para o desenvolvimentointegral do ser humano.