O Lado Obscuro do Mundo Virtual e Seus Desdobramentos em Atletas de Esportes de Raquete
Por Kauan Galvão Morão (Autor), Guilherme Bagni (Autor), Renato Henrique Verzani (Autor), Afonso Antonio Machado (Autor).
Resumo
INTRODUÇÃO: A elevada utilização dos recursos tecnológicos pela qual a sociedade atual passa, possui seus pontos positivos e negativos. Assim, é preciso entender os riscos e influências que podem ser geradas em vários contextos devido ao mau uso das ferramentas existentes no âmbito virtual, inclusive no cenário esportivo.
OBJETIVO: Deste modo, o objetivo deste estudo é analisar a ocorrência dos fenômenos que ocorrem no cibermundo e as consequências geradas em tenistas e mesatenistas universitários.
MÉTODOS: O estudo possui caráter qualiquantitativo, com natureza descritiva. A amostra foi composta por 14 atletas universitários (10 do sexo masculino e 4 do feminino), praticantes de tênis e/ou tênis de mesa, apresentando média de idade de 23,42 anos. Foi aplicado um questionário com perguntas mistas, referente a diversos aspectos de atuação no mundo virtual. Foi feita análise estatística descritiva dos dados.
RESULTADOS: Foi possível perceber que os participantes apresentaram elevada utilização das redes sociais virtuais e demais recursos tecnológicos, admitindo que já viram ou vivenciaram crimes virtuais, estando expostos aos perigos existentes na rede. Além disso, grande parte admite que as relações podem ser afetadas negativamente caso ocorra situações de crimes virtuais dentro da equipe. Parte da amostra cita que abandonaria o esporte por conta de casos de sexting e/ou cyberbullying, por exemplo. No entanto, poucos atletas demonstram tomar alguma atitude ao ver crimes virtuais ocorrendo no ciberespaço. Outro ponto destacado é que diversas alterações emocionais surgem diante de situações constrangedoras no cibermundo, geralmente vistas como negativas, acarretando em queda de rendimento, por exemplo.
CONCLUSÃO: A Internet e seus recursos, quando mal utilizados, podem gerar interferências emocionais em atletas, necessitando que saibam lidar com tais situações. Sendo assim, é essencial que os indivíduos sejam melhor orientados acerca dos riscos e perigos existentes no cibermundo, principalmente devido à alta exposição pelas quais os usuários podem passar.