Integra

Este trabalho tem por objetivo despertar o interesse de novos educadores para que novas pesquisas sejam realizadas no campo do lazer inclusivo tendo em vista os direitos das pessoas com deficiência, bem como contribuir para a quebra de paradigmas do lazer para pessoas com deficiência em acampa mentos de férias. O lazer é um direito social assegurado pela Constituição Federal a todos os cidadãos. Mesmo tendo direito ao lazer, existem inúmeras pessoas com algum tipo de deficiência no Brasil que não têm acesso às diversas formas de lazer. Como procedimentos metodológicos, foi realizada uma pesquisa exploratória, partindo de um levantamento bibliográfico e culminando em um estudo de caso, que relata uma experiência de educação e lazer, baseada no convívio de pessoas com deficiência e profissionais especializados em acampamentos adaptados. Este convívio ocorreu durante o período de férias escolares dos meses de janeiro e julho, entre os anos de 2011 e 2013. A convivência fora do ambiente familiar contribui para o desenvolvimento da autonomia da pessoa com deficiência. Dessa maneira os participantes são estimulados a realizar diversas “AVDs (Atividades da Vida Diária), além de estabelecer novos vínculos afetivos e sociais. O en tretenimento e o aprendizado são garantidos aos participantes por meio de atividades educativas, recreativas, e culturais, sob a supervisão e/ou auxílio de profissionais especializados. Dessa forma, como principal resultado alcançado, foi possível perceber a alegria e o entusiasmo de cada participante durante as atividades, tais como: esquete animada, show do milhão, passeio a cavalo, hidro recreativa, karaokê, balada e tirolesa, de forma a superar as expectativas de pais, familiares, amigos e até mesmos os próprios limites. Por fim considera-se que os acampamentos de férias são possibilidades reais de lazer inclusive para as pessoas com deficiência, possibilitando novas experiências sociais e educacionais.

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