O Lazer Eclipsado: Registros Sobre o Programa Escola Aberta
Por Jonatas Maia da Costa (Autor), Fernando Mascarenhas (Autor).
Resumo
Este estudo aborda uma experiência do programa “Escola Aberta”, buscando identificar as suas principais características e destacar aspectos que se referem ao lugar que o lazer ocuparia na proposta em
ação. Trata-se de uma política coordenada pelo Ministério da Educação, que visa proporcionar a alunos de escolas públicas e suas comunidades, atividades no tempo livre dos finais de semana, para o
desenvolvimento de oficinas de cultura, esporte, lazer e trabalho, como ações complementares às de educação formal. A investigação foi realizada por meio de análise documental e observação de campo.
Selecionou-se para a pesquisa uma escola da Região Administrativa do Itapoã (DF), que se caracteriza por baixas condições socioeconômicas. Percebeu-se que as carências da população local por emprego e renda produzem efeito instrumental sobre as oficinas. Atividades voltadas à aprendizagem de ofícios tendem a subordinar as experiências de lazer, limitando a identidade do programa.