O Lazer na Humanização Hospitalar: Diálogos Possíveis
Por Hélder Ferreira Isayama (Autor), Fernanda T. R. Siqueira (Autor), Natália de S. Araújo (Autor), Gabriela B. Pinto (Autor), Tatiana R. de Souza (Autor), Laís M. Nunes (Autor).
Resumo
Na atualidade, surge a possibilidade de desenvolvimento de ações ligadas ao lazer dos sujeitos envolvidos com o ambiente hospitalar, sejam eles pacientes, médicos,
enfermeiros, assistentes sociais e até mesmo os acompanhantes. O objetivo deste artigo de revisão é discutir as possibilidades de inserção do lazer no contexto da Humanização Hospitalar, tendo em vista identificar quais os possíveis diálogos entre esses dois campos. Como considerações finais, entendemos que o lazer pode ser um elemento importante para ampliar as possibilidades de humanização hospitalar. A Política de Humanização Hospitalar desenvolvida pelo Ministério da Saúde apresenta vários aspectos que podem incluir a ação no campo do lazer, bem como a atuação profissional nesse, dentre eles citamos: a valorização dos sujeitos, a constituição de um sistema de saúde em redes, a superação do entendimento de saúde enquanto ausência de doença, o trabalho interdisciplinar, dentre outros aspectos.