Resumo

O objeto desta pesquisa são as reflexões e as vivências de lazer nas aulas de Educação Física do Ensino Médio na Fundação de Ensino de Contagem (FUNEC). O estudo aborda as possibilidades de vivências de lazer nas aulas de Educação Física na perspectiva de identificar como ele é compreendido, tratado e desenvolvido nessas aulas. A pesquisa foi produzida em dois momentos: primeiro uma investigação do cotidiano das aulas de Educação Física, quando foi adotada uma abordagem descritiva-qualitativa, e a combinação das pesquisas bibliográficas e observação; no segundo momento, foram feitas intervenções junto aos professores de Educação Física de três escolas da FUNEC, ocasião que possibilitou alternativas de produção de conhecimento e de intervenção na área. Entre os produtos dessa investigação, estão a dissertação e três produtos técnicos: a) um documento a ser entregue à presidência da FUNEC; b) um projeto de pesquisa do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIBIC-Jr) aprovado para 2017; c) um blog. A pesquisa teve como princípio refletir sobre as práticas de lazer nas aulas de Educação Física do Ensino Médio e compreender o desenvolvimento, a apropriação e a transformação das práticas escolares e de lazer. O estudo revelou que a intercessão Educação Física e lazer pode ser um meio de transformação sociocultural, de reflexão sobre o tipo de sociedade que queremos construir e de produção de uma maior criticidade sobre os ditames sociais que são impostos pelo sistema capitalista vigente. Revelou, também, a importância do trabalho docente coletivo e da ampliação dos contextos de formação continuada dentro da escola. Sendo o lazer uma dimensão importante das experiências juvenis, o trabalho deu visibilidade também à necessidade de atenção às inúmeras manifestações culturais de lazer dos jovens estudantes.

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