O Lazer no Acre a Perspectiva de Estudantes do Ensino Médio
Por Eliane Elicker (Autor), Adriane Corrêa da Silva (Autor), Denise Jovê Cesar (Autor), Rafaela Ester Galisteu da Silva (Autor), Eroína Moreira de Melo (Autor), Alessandra Lima Peres de Oliveira (Autor), Natália Pereira Dantas (Autor).
Resumo
Este estudo tem como objetivo trazer a perspectiva dos estudantes do Ensino Médio do Acre a respeito do Lazer. Foi desenvolvido estudo transversal com 674 estudantes do Ensino Médio de Instituições Federais das cinco regionais do Estado do Acre. Os dados foram coletados por meio de questionário composto por módulos temáticos com questões abertas e fechadas. Destaca-se como resultado: os estudantes consideram o lazer importante e o relacionam com a prática, como o lazer social e de atividades físicas; e destinam um tempo para sua vivência. As barreiras apontadas para a prática do lazer foram: cansaço, falta de tempo e de dinheiro. Os estudantes também indicam a insuficiência de espaços destinados ao lazer e atribuem este fato à falta de interesse do poder público. As atividades mais frequentes são as sociais, as físicas e intelectuais, sendo suas escolhas mais influenciadas pelo meio social.