O Livro Didático Como Instrumento Pedagógico Para o Ensino de Um Modelo de Classificação do Esporte na Educação Física Escolar
Por André Luís Ruggiero Barroso (Autor), Suraya Cristina Darido (Autor).
Em Movimento v. 22, n 4, 2016. Da página 1309 a 1324
Resumo
O objetivo deste estudo foi investigar quais modificações foram realizadas pelos professores de Educação Física em relação ao material didático para o ensino do sistema de classificação do esporte no 8º e 9º anos do ensino fundamental, de acordo com as suas necessidades, e se essas alterações atendem a outro grupo de professores que atuam no mesmo nível de ensino. O método utilizado foi o da pesquisa-ação, elencando-se três categorias: compreensão e avaliação do sistema de classificação do esporte, compreensão e avaliação do material didático, implementação do material didático referente ao sistema de classificação do esporte. Na primeira categoria, identificou-se que os fatores positivos foram superiores às possíveis dificuldades; na segunda, foi verificado que os professores se mostraram a favor da utilização de livros pedagógicos; e, na terceira, a importância dos materiais sempre estarem sujeitos a alterações.