O Livro na Pós-graduação: Uma Metodologia Para Avaliação do Livro
Por Yara Maria de Carvalho (Autor), Edison de Jesus Manoel (Autor), Beatriz C. A. Caiuby Novaes (Autor), Rinaldo Roberto de J. Guirro (Autor), Valter Bracht (Autor).
Em RBPG - Revista Brasileira de Pós Graduação v. 5, n 10, 2008.
Resumo
O livro, parte signifi cativa da produção intelectual da pós-graduação, não tem sido avaliado na Grande Área da Saúde. O presente artigo apresenta a metodologia desenvolvida para a avaliação do livro com base na produção da Educação Física, Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, referente ao ano 2005. Como princípio, essa avaliação é desvinculada da avaliação adotada do periódico e enfatiza a dimensão qualitativa, considerando dois aspectos: relevância/impacto e perfi l da editora. Cento e oito livros oriundos de quinze programas foram avaliados, havendo predomínio de coletâneas, e muitas vezes o material apresentado nesse formato mostrou-se mais adequado se veiculado em artigo. A partir de cinco faixas de conceito - excelente, muito bom, bom, regular e fraco -, observou-se uma concentração (quase 50%) de títulos na faixa regular.