Resumo

 Pesquisa com crianças na primeira infância apresenta desafios relacionados à adesão, atenção e compreensão. Estratégias lúdicas têm se mostrado eficazes para reduzir barreiras comportamentais, favorecendo um ambiente seguro e acolhedor durante as coletas de dados de pesquisas científicas. OBJETIVO: Descrever as experiências vivenciadas através de estratégias lúdicas adotadas na avaliação de crianças participantes do Projeto Sunrise-Brasil. METODOLOGIA: Este relato de experiência descreve a aplicação de procedimentos avaliativos com 184 crianças de 3 a 4,9 anos, das zonas rural e urbana de Manaus-AM, no âmbito do Projeto Sunrise-Brasil da Região Norte. As atividades foram desenvolvidas em escolas públicas, com uma abordagem lúdica e interativa, iniciada pela pergunta "Vamos brincar?", o que favoreceu a receptividade das crianças. O consentimento verbal foi respeitado como critério de participação, valorizando a autonomia infantil. As habilidades motoras finas foram avaliadas por meio do Teste de Tabuleiro dos 9 Buracos, enquanto as habilidades motoras grossas foram mensuradas por instrumentos do protocolo NIH Toolbox, incluindo os testes de equilíbrio em uma perna e preensão manual. Também foram utilizados os testes de salto em distância e Supine-Time Up and Go. A atividade física foi monitorada com acelerômetro ActiGraph GT3X, cuja aceitação foi facilitada por narrativas simbólicas adaptadas ao universo infantil. RESULTADOS: A abordagem lúdica contribuiu para o engajamento espontâneo das crianças, com participação ativa, baixa resistência e ausência de sinais de estresse. CONCLUSÃO: Conclui-se que a integração entre ludicidade, protocolos validados e atuação de um avaliador capacitado favorece uma coleta de dados mais ética, humana e eficaz junto a crianças pré-escolares.

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