O lúdico como intermediador das aulas de educação física: a importância dos brinquedos e brincadeiras
Por Edima Ferreira de Souza (Autor), Ronilson Ferreira Freitas (Autor).
Em Revista Eletrônica Nacional de Educação Física - RENEF v. 5, n 6, 2022.
Resumo
As atividades lúdicas são importantes, pois ajudam na evolução harmoniosa do indivíduo, sobretudo na primeira infância, pois a brincadeira e o brinquedo envolvem um convívio social, além de desenvolver a afetividade e a saúde mental. O lúdico contribui para o desenvolvimento global do indivíduo, facilitando no processo de expressão e de construção do pensamento. Neste contexto, este estudo teve como objetivo, descrever o lúdico como um processo intermediador da aprendizagem nas aulas de Educação Física, com ênfase nos brinquedos e brincadeiras. Para atingir os objetivos propostos, foi realizada uma pesquisa com procedimentos bibliográficos, exploratória de natureza qualitativa. Conclui-se que o ensinar na educação infantil, nas aulas de Educação Física deverá estar associado ao brincar, isto porque na brincadeira, o profissional pode intervir pedagogicamente nas ações de cuidado e educação entre a criança e o conhecimento, pois o principal indicador de aprendizagem entre as crianças é o papel que assumem enquanto brincam.