O Lúdico Como Metodologia da Aprendizagem
Por Isabelle Plociniak Costa (Autor), Juliana Malheiro Ferreira da Silva (Autor), Karine do Rocio Vieira dos Santos (Autor), Emília Amélia Pinto da Costa (Autor).
Em XVIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e V Conice - CONBRACE
Resumo
O artigo aqui apresentado tem como objetivo buscar compreender de que forma professores de uma determinada turma utilizam o lúdico como metodologia de ensino, demonstrando a importância dessa ferramenta. Para tanto, contamos com o apoio do Grupo de estudos e pesquisa em Lazer, Espaço e Cidade (GEPLEC), mais especificamente Do Programa Licenciar da Universidade Federal do Paraná , e também do Colégio Estadual do Paraná.
Como métodos foram utilizados questionários com os alunos de um sétimo ano do Colégio Estadual do Paraná. O questionário conteve uma breve interpretação sobre o conceito de lúdico e perguntas referentes à presença do lúdico durante as aulas, como o mesmo pode ser desenvolvido, se auxiliava ou não na aprendizagem e se comportamento dos alunos influenciava na utilização dessa ferramenta metodológica.
A escolha dessa turma se deu através da indicação da coordenadora do ensino fundamental, em razão disponibilidade no momento da pesquisa. A aplicação do questionário ocorreu no final de uma aula da disciplina de biologia, o qual os alunos tiveram vinte minutos para responder. Durante o preenchimento do questionário os alunos não podiam conversar entre si, porém era permitido tirar dúvidas com os pesquisadores.
Após obter as respostas de 33 alunos, analisamos o conteúdo exposto a partir de embasamento teórico.