Resumo
O presente estudo situa-se na Linha de Pesquisa Política Educacional e Prática Pedagógica do Programa de Pós-Graduação em Educação do CE/UFPE. Problematiza a dimensão do Lúdico e Revolucionário nas práticas pedagógicas com crianças e jovens do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra no Estado do Pernambuco. Como problemática investigativa delimitamos a questão da identificação, analise e critica das manifestações lúdicas dos encontros anuais de crianças e jovens do MST – denominado Encontro dos Sem Terrinha, destacando-se as contradições e possibilidades. A discussão teórica, a partir de dados empíricos recolhidos através de diários de campo, entrevistas, análise de documentos, fotografias e filmagens considerou as categorias lúdico, revolucionário, formação humana, consciência de classe e projeto histórico. O Objetivo geral da investigação é contribuir com a construção da Teoria Pedagógica a partir da consideração da pratica pedagógica, enquanto prática social que também determina a formação humana, em dadas relações de produção, na perspectiva de um dado projeto histórico. Tratamos aqui do projeto histórico defendido pelo MST, a saber o projeto socialista. Os objetivos específicos foram: analisar na produção teórica adotada pelos educadores do MST, as principais referências pedagógicas; Discutir teoricamente o conteúdo das categorias Lúdico e Revolucionário; Identificar e analisar as manifestações lúdicas expressas nas práticas pedagógicas no Encontro dos Sem Terrinha, abordando contradições e possibilidades. Os dados coletados através de diferentes técnicas (diário de campo, fotos, entrevistas, filmagens, analise de documentos) sistematizados em quadros e tabelas e analisados criticamente, nos permitem reconhecer o contraditório e as possibilidades fenomênicas e de essência nas manifestações lúdicas. Enquanto contraditório destacaram-se: a) formação dos educadores sociais – alienação/desalienação – e; b) as relações sociais, culturais e pedagógicas estabelecidas – submissão/conscientização de classe; c) as manifestações lúdicas – reacionário/revolucionário. Como contribuição para a construção da teoria pedagógica apontamos possibilidades de essências, ou seja, possibilidades que exigem uma dada formação material, que exigem condições objetivas para sua materialização. São elas: a formação de educadores tendo como horizonte histórico o projeto histórico socialista e, a compreensão da sociedade pedagógica onde prevaleçam com crianças e jovens as práticas lúdicas revolucionárias que ampliam a consciência de classe.