Resumo
Este trabalho procura desvelar o elemento lúdico como constituinte ao processo de tomada de uma atitude interdisciplinar. Embora o termo Lúdico tenha sido exaustivamente relacionado às questões da formação cognitiva da criança por muitos pesquisadores, sua dimensão extrapola os limites da escola e da infância; o encantamento na descoberta do mundo pode ser vivenciado por todos e em qualquer idade e está intimamente relacionado ao contato com o novo, com o desafiador, com o belo e com o sentido de descoberta, e assim faz-se potente na intenção da prática interdisciplinar. Para ressaltar a importância do elemento lúdico, o conceito será analisado em três dimensões: o lúdico numa dimensão ontológica, tratando da formação do pesquisador interdisciplinar; o lúdico numa dimensão epistemológica, re-contextualizando o conceito a partir de uma visão histórica à luz das pesquisas em Interdisciplinaridade e o lúdico numa dimensão praxiológica, tratando do pesquisador interdisciplinar em ações direcionadas a uma mudança de paradigma no ensino. A possibilidade de uma vivência interdisciplinar, enquanto facilitadora de experiências que não fragmentam o saber, ganha elementos importantes quando o lúdico se manifesta na interação entre sujeitos envolvidos no ato da aprendizagem e construção do conhecimento. A satisfação em conhecer o desconhecido, intuir seus segredos, em tentar dominá-lo e compreendê-lo, em revisitá-lo, faz do homem um eterno aprendiz, da infância à maturidade. Quando se mergulha na satisfação da vivência lúdica não há fronteiras entre os saberes e, ao mesmo tempo que se valorizam as revelações e contribuições que a disciplinaridade oferece, na compreensão de um ou outro elemento, percebe-se a necessidade de superação das partes para uma condição que contemple o todo. A Interdisciplinaridade, nesta perspectiva, se manifesta como uma metodologia de trabalho e não apenas como recurso pedagógico, pontuando diretrizes para uma prática pedagógica apta a enfrentar os desafios do contemporâneo. A hipótese deste trabalho é, portanto, que o lúdico, por suas características, seja um facilitador da atitude interdisciplinar. Partindo da prática, explicitam-se caminhos para a valorização do lúdico como potente elemento motivador do gosto pelo conhecimento e analisam-se possíveis dificuldades na vivência compartilhada deste elemento.