Resumo

O estudo se caracteriza como um relato de experiência, baseado na metodologia denominada de Ginástica Rítmica Popular, resultado de um projeto extensionista de mesmo nome, fruto da parceria entre a Universidade Metodista de Piracicaba/SP e a Prefeitura Municipal da mesma cidade, a partir de 1989. O objetivo é apresentar uma experiência exitosa de iniciação esportiva de ginástica rítmica (GR), tendo os jogos e brincadeiras tradicionais e outras como recursos pedagógicos. Partindo das características da modalidade, princípios pedagógicos foram construídos, tendo o lúdico como referencial para a aquisição dos fundamentos da modalidade gímnica em questão. A metodologia baseada no brincar, experimentar e aprender é a proposta para o desenvolvimento da GR na escola ou fora dela, porém na educação física escolar não há a pretensão de se promover a iniciação esportiva, mas sim fomentá-la como conteúdo cultural. Já em outros espaços, o lúdico não elimina o técnico e a evolução de crianças na modalidade pode acontecer, pelo viés dos elementos culturais infantis, como recurso pedagógico.

Referências

AGUIAR, Olivette Rufino Borges Prado; FROTA, Paulo Rômulo de Oliveira. Educação Física em questão: resgate histórico e evolução conceitual. Anais... ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA UFPI, 2., Piauí, 2010. p. 1¬-12.

ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. Dora Flaksman. (Trad.). Rio de Janeiro: LTC, 2006.

BRASIL. Presidência da República. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Casa Civil, 2009. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 10 dez. 2023.

BONDIÁ, Jorge Larrosa. Notas sobre experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, v. 19, p. 20-28, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/Ycc5QDzZKcYVspCNspZVDxC/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 10 dez. 2023.

CASCUDO, Luiz da Câmara. Dicionário do Folclore Brasileiro. 12. ed. São Paulo: Global, 2001.

ESTÁCIO, Mércia Maria de Santi. Um olhar sociológico sobre a criança e o brincar: espaço e tempo de construção, reinvenção e aprendizagem. Natal, RN: EDUFRN, 2011. Coleção Dissertações e Teses do CCHLA UFRN.

GAIO, Roberta. Ginástica Rítmica Popular: uma proposta educacional. 2. ed, Jundiaí: Fontoura, 2007.

GAIO, Roberta. Ginástica Rítmica para tu, eles e nós. In: GAIO, Roberta (Org.) Ginástica Rítmica: da iniciação ao alto nível. Jundiaí: Fontoura, 2013.

GAIO, Roberta; COSTA, Jaqueline S.; BATISTA, Natalia M.; MARTINS, Ida C. História da ginástica: revisita ao passado, valorização do presente e de olho no futuro. In: GAIO, Roberta; VILLAS BOAS, João Paulo (Orgs.). Ginástica na escola: a teoria na prática. Curitiba: Appris, 2021.

GAIO, Roberta; CAMARGO, Cristiane; LOURENÇO, Márcia Regina Aversani. Ginástica Rítmica: possibilidades pedagógicas. In: GAIO, Roberta; VILLAS BOAS, João Paulo. Ginástica na escola: a teoria na prática. Curitiba: Appris, 2021.

NETO, Alfredo Feres. A esportivização do mundo e/ou a industrialização do esporte: suas influências na vivência lúdica com a criança, em especial com o brinquedo. Motrivivência, Florianópolis: UFSC, 1996. n. 9, 1996. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/5661/20452. Acesso em: 10 dez. 2023.

FREIRE, João Batista. Da criança, do Brinquedo e do Esporte. Motrivivência, Florianópolis: UFSC, junho, 1993. n. 4, 1993. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/15010/13690. Acesso em: 10 dez. 2023.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O jogo e a educação infantil. In: KISHIMOTO, Tizuko Morchida (Org.). O jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Pioneira, 2017.

KUNZ, Elenor. Transformação didático-pedagógica do esporte. Ijuí: Unijuí, 1994.

LOURENÇO, Márcia Aversani; MOLARI, Mário; GAIO, Roberta. Formação Profissional em Educação Física: estudos de gênero na especialização em Ginástica Rítmica. In: GAIO, Roberta; ZUZZI, Renata. (Orgs). (Des)encontro de gêneros na ginástica. Curitiba: Bagai, 2021.

MARINI, Sandra Mara; TEIXEIRA, Roseli Terezinha. Brinquedos e Brincadeiras Tradicionais e sua contribuição para o ensino/aprendizagem nas aulas de Educação Física. In: GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ. Os desafios da Escola Pública Paranaense na perspectiva do Professor. Cadernos PDE, 2014.

MARQUES, Renato Francisco Rodrigues, LIMA, Celiane Pereira; MORAES, Camila de; NUNOMURA, Myrian; SIMÕES, Elaine Cristina. Formação de jogadores profissionais de voleibol: relações entre atletas de elite e a especialização precoce. Revista Brasileira Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 28, n. 2, p. 293-304, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbefe/a/LC5wk5qyMYvc3C5N3PPpFJt/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 10 dez. 2023.

MARTINS, Ida Carneiro; ZACHARIAS, Vany; GAIO, Roberta. Quem quer brincar de ginástica põe o dedo aqui que já vai fechar! In: GAIO, Roberta; VILLAS BOAS, João Paulo. Ginástica na escola: a teoria na prática. Curitiba: Appris, 2021.

MORIM, Edgar. Os sete saberes necessários à Educação do futuro. Tradução de Catarina Eleonora da Silva; Jeanne Sawaya, 3. ed, São Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO, 2001. 104p.

MUSSI, Ricardo Franklin de Freitas; FLORES, Fábio Fernandes; ALMEIDA, Cláudio Bispo. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Revista Práxis Educacional, v. 17, n. 48, p. 60-77, 2021. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/apraxis/v17n48/2178-2679-apraxis-17-48-60.pdf. Acesso em: 10 dez. 2023.

NAVARRO, Mariana Stoeterau; PRODÓCIMO, Elaine. Brincar e mediação na escola. Rev. Bras. Ciênc. Esporte, Florianópolis, v. 34, n. 3, p. 633-648, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbce/a/sgWpzDM6pfhnFzhRDqjQvgJ/#ModalTutors. Acesso em: 10 dez. 2023.

NOGUEIRA. Maria das Dores Pimentel (Org.). Extensão Universitária. Diretrizes conceituais e políticas. Documentos básicos do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras 1987 – 2000. Belo Horizonte: PROEXT/UFMG/Fórum, 2000.

OLIVEIRA, Glycia Melo; PORPÍNO, Karenine de Oliveira. Ginástica Rítmica e Educação Física Escolar: perspectivas críticas em discussão. Pensar a Prática, Goiânia, v. 13, n. 2, p. 118, 2010. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/8632. Acesso em: 10 dez. 2023.

SANTOS, Eliana Virgínia Nobre dos; LOURENÇO, Márcia Regina Aversani; GAIO, Roberta. Composição Coreográfica em Ginástica Rítmica: do compreender ao fazer. Jundiaí: Fontoura, 2010.

SCHNEIDER, Oriel da Costa; SCHNEIDER, Carlos Eduardo da Costa. Cotidiano Escolar: Pulando corda na escola In: Os desafios da Escola Pública Paranaense na perspectiva do professor. Cadernos PDE, v. 1, Curitiba, 2013.

SILVA, Lia Mota; OLIVEIRA, Sonia Maria Junqueira Vasconcellos de; SILVA, Flora Maria Barbosa da; ALVARENGA, Marina Barreto. Uso da bola suíça no trabalho de parto. Acta Paul. Enferm., v. 24, n. 5, p. 656-662, 2011. Disponível em: https://acta-ape.org/wp-content/uploads/articles_xml/1982-0194-ape-S0103-21002011000500010/1982-0194-ape-S0103-21002011000500010.pdf. Acesso em: 10 dez. 2023.

SOUZA, Gabriel Fernandes; FERREIRA, Ingrid Elvira de Jesus; LOPES, Kely Jordanna; SOUSA, Maria Neta Alves de; AIRES, Tainã Zorzete; SOUZA, Samanta Garcia de. Relato de Experiência: I Festival Universitário de Ginástica e Dança: a base da Ginástica Rítmica Popular. In: Anais... CONGRESSO DE GINÁSTICA PARA TODOS, 6., UEG, 2015. Disponível em: https://www.anais.ueg.br/index.php/GPT/article/view/13784. Acesso em: 10 dez. 2023.

RUSSO, Ângela Cristina Rodrigues. Brincadeiras de pular corda: aprendendo e ensinando com a sua trajetória histórica. Dissertação (Pós-Graduação em Docência para Educação Básica) - Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/153650. Acesso em: 10 dez. 2023.

TUBINO, Manoel. Estudos Brasileiros sobre o Esporte: ênfase no esporte-educação. Maringá: UEM, 2010.

VON ATZINGEN, Cristina. A história do brinquedo. São Paulo: Alegro, 2001.

Acessar