Resumo
O presente estudo vincula-se a linha de pesquisa Formação Docente, Currículo e Avaliação da área de concentração Desenvolvimento Profissional Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília e integra o Grupo de Pesquisa Currículo: teorias e práticas coordenado pela Professora Doutora Lívia Freitas Fonseca Borges, orientadora desta pesquisa. Trata de um estudo de caso e aborda o tema formação docente com o objetivo analisar o lugar da pesquisa no currículo de um curso de formação inicial de professores de Educação Física para a Educação Básica. Os objetivos específicos deste trabalho foram: compreender se a pesquisa é componente integrante nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores para a Educação Básica; analisar a concepção de pesquisa estabelecida no Projeto Político Pedagógico do curso de formação; analisar a percepção dos interlocutores sobre a inclusão da pesquisa no currículo do curso de formação. Foram utilizados como procedimentos de pesquisa e instrumentos de levantamento de dados a análise documental, o questionário e o grupo focal. A pesquisa foi realizada em uma instituição vinculada a uma universidade localizada na Região Centro-Oeste. Os interlocutores da pesquisa foram docentes e discentes do referido curso. O trabalho foi desenvolvido em torno de três eixos formação inicial de professores, currículo da formação inicial de professores e pesquisa na formação docente inicial. Todos esses eixos tiveram como foco a Educação Física. No primeiro eixo estabelecemos um diálogo com os seguintes autores: Borges (1998, 2005), Imbernón (2006), Garcia (1999), Molina Neto (1997), Veiga (2002, 2009), Tardif (2002); no segundo com Bernstein (1988), Gimeno Sacristán (2000), Moreira (2003) e Torres Santomé (1988); e no terceiro eixo com Almeida (2008), André (2001, 2006), Demo (2002, 2003 e 2006), Imbernón (2006), Fontana (2006), Veiga (2002), Severino (2001 e 2008) Pimenta e Lima (2008) e Pimenta (2008). Foi compreendido que a pesquisa está incluída nas Diretrizes Curriculares Nacionais para formação do professor para Educação Básica como um dos seus princípios norteadores para o preparo e o exercício profissional. A concepção de pesquisa deste documento está aprisionada ao processo de ensino/aprendizagem. Neste caso a pesquisa pedagógica realizada pelo professor da Educação Básica é diferenciada da pesquisa científica. No Projeto Político Pedagógico do curso de Licenciatura em Educação Física da Instituição Formadora a pesquisa está incluída como um meio de produção de conhecimento e está posta como princípio nuclear do curso em uma relação indissociável com o ensino e a extensão em todas as disciplinas, mas existem algumas disciplinas que possuem uma indicação específica de inclusão da pesquisa em seus títulos e/ou em suas ementas. Os interlocutores reconheceram a pesquisa como um importante elemento no currículo do curso pesquisado. Por fim compreendemos que a pesquisa no currículo curso de formação de professores de Educação Física para a Educação Básica Instituição Formadora está localizada em um lugar de destaque que supera a perspectiva estabelecida nas Diretrizes Curriculares Nacionais para formação de professores para a Educação Básica.