Resumo

As definições de lazer giram tanto em torno do tempo livre das obrigações, quanto do seu caráter cultural e humano. Independentemente da corrente utilizada, o duplo aspecto educacional do lazer (educação pelo lazer e para o lazer) nos auxilia no propósito de exercermos o direito ao lazer de forma ativa e como protagonistas em todas as fases da vida, especialmente na aposentadoria, em que há uma tendência a ter mais tempo disponível. Assim, o objetivo desse trabalho foi comparar a prática de lazer, antes e após a aposentadoria, de servidores públicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE. Para tanto, participaram da pesquisa 37 servidores aposentados, sendo 67% mulheres, com média de idade igual a 64,89 ± 7,83 anos. Os resultados demonstraram que 60,6% dos entrevistados aumentaram sua prática de lazer e que 18,2% diminuíram, comparando o período antes e após sua aposentadoria. O restante da amostra (21,2%) afirmou que sua prática de lazer continuou igual àquela anterior à sua aposentadoria, sendo que 12,1% inferiram que esta prática sempre foi alta e 9,1% e disseram que a prática sempre foi baixa, a qual continua até o momento. Os dados corroboram com a literatura estudada de que há maior disponibilidade de tempo livre durante a aposentadoria, o que favorece uma prática maior de lazer. Cabe ressaltar que há pessoas que, ao se aposentarem do serviço público, precisam ou desejam continuar trabalhando, o que pode acarretar a diminuição da oferta de tempo livre para a prática de lazer. Nosso estudo comprova o duplo aspecto educacional do lazer, tanto para as pessoas que sempre praticaram muito e continuam suas práticas após a aposentadoria, exercendo os aspectos educacionais do lazer ao longo da vida, quanto para aqueles que sempre praticaram pouco lazer, possivelmente não por não saberem o que fazer com otempo livre que lhes sobrava e ainda sobra, se tornando esse um possível público para a implementação de um programa educacional do lazer. Conclui-se que a grande maioria dos servidores públicos do FNDE aumentaram sua prática de lazer após a aposentadoria. Ainda, sugerimos a implementação de programas educacionais do lazer em instituições públicas e privadas para que, chegada a fase da aposentadoria, as pessoas possam escolher como usufruir do seu tempo livre, inclusive praticando lazer.