O Maior Circo da Terra
Parte de Para Que Servem as Escolas? . páginas 30
Resumo
No Estado do Rio de Janeiro estão matriculados, nos cursos pré-vestibulares, quase 2 milhões de alunos, que precisam de mais de 50 mil professores e outras tantas salas de aula, agrupadas em cerca de 4 mil escolas. Durante uma entrevista (abril de 1989), o secretário de educação do Rio de Janeiro refere-se a 100 mil professores estaduais, dos quais 25%, diz ele, estão afastados da função do magistério (defor-mação administrativa presente em todos os Estados da Federação). O Estado de São Paulo gasta 111 bilhões de cruzeiros (1982) (82% disso em pessoal) para manter 4 milhões e 800 mil alunos em quase 6 mil escolas. Pode-se imaginar a complexa e emaranhada teia burocrática para movimentar essa imensa multidão de alunos, pro-fessores, diretores, supervisores, delegados, merendeiras, serven-tes, vigias, funcionários burocratas, datilógrafos, orientadores, inspetores, bedéis, nutricionistas, dentistas, psicólogos, médicos, vigilantes, bibliotecários, arquivistas, recreadores, secretárias, etc., etc., etc., em permanente processo de transferência, aposentadoria, assistência médica, licença, requisição para outros órgãos, tudo corrompido pela mais torpe politicalha. Sendo o magistério o maior corpo de funcionários públicos, é compreensível que nele interfiram, preferencialmente, os políticos que asseguram suas posições por meio do tráfico de influência. Milhares de professores permanecem indefinidamente fora do trabalho, protegidos por esses políticos. Cerca de vinte e cinco mil professores estão "à disposição' de políticos, no Estado do Rio de Janeiro. Multiplique-se isto pelo que ocorre nos demais Estados... e teremos duzentos, trezentos mil professores pagos para não fazer nadal...