O malabarismo para além da prática: estimulando a potencilidade criativa por meio do jogo
Por Kaique Favari (Autor), Luis. B Godoy (Autor).
Em IV Seminario Internacional de Circo - Inovação e Criatividade
Resumo
As atividades circenses possuem uma grande importância na sociedade contemporânea. O circo ocupa espaço econômico com espetáculos pelo mundo, espaços culturais e sociais, pois os ensinamentos circenses podem transmitir valores morais, e político atuando nas aulas de Educação Física escolar com diversas modalidades, como o malabarismo (DUPRAT; BORTOLETO, 2007). Silva, Gonçalves e Araújo (2008) define malabarismo como o manuseio e equilíbrio de objetos variados. Sabe-se que a prática do malabarismo pode levar ao aumento da lateralidade, postura corporal, percepção espacial, auto superação, lançamentos e recepções (WERNECK, 2015), e pode promover a sociabilização, pois estimula o desenvolvimento motor, capacidade de reação e raciocínio eficaz e seguro (MANSUR et al., 2007). Além disso, o malabarismo pode trazer satisfação aos praticantes; no estudo desenvolvido, percebeu-se uma maior aceitação da modalidade pelas crianças que mantiveram uma relação com as outras, aquelas que desenvolveram suas atividades individualmente não alcançaram o sucesso da vivência motora, concluindo que a cooperação é um eixo norteador para a atividade circense (SILVA; GONÇALVES; ARAUJO, 2008).