Resumo

Introdução: Este trabalho é de muita relevância, pois analisaremos o crescimento de mercado e os investimentos feitos por grandes empresas em times de futebol. Clubes do mundo inteiro têm investido cada vez mais na exploração de novos mercados e de parcerias de longo prazo. O consumidor também evoluiu e está sempre em busca de novas oportunidades de compra e ofertas na área do esporte. Assim, desenvolver um estudo que explore e analise o posicionamento correto de uma marca ajudará empresas e colegas académicos que procuram explorar esse assunto, além de estudar a importância do marketing esportivo para clubes de futebol nos tempos atuais. Objetivo: Este trabalho de conclusão de curso em Publicidade e Propaganda objetiva entender o posicionamento de marca, os investimentos que as empresas fazem nos clubes, e principalmente, o retorno destes investimentos. E qual a importância que uma marca pode ter para os torcedores e sócios de seus clubes. Metodologia: O presente estudo se utilizou da metodologia de pesquisa exploratória, que tem como objetivo proporcionar maior familiaridade com o problema, para torná-lo mais explícito ou a construir hipóteses. Resultados e Discussão: Não há um padrão nos critérios e modelos de investimentos, embora haja particularidades em suas justificativas permitindo defini-los. Os modelos vão desde uma simples ajuda ao clube da cidade, sem esperar absolutamente nada em troca, a um plano de marketing bem estruturado e desenvolvido para descobrir qual seria o melhor clube para associar a marca a nível internacional ou nacional. Os critérios que são utilizados por marcas e empresas na hora de escolher um clube de futebol para patrocinar são principalmente: as oportunidades de mercado que aquele clube pode oferecer, concorrência com as demais empresas do segmento, responsabilidade social e a baixa rejeição por torcedores rivais. A chance de mercado se dá pela oportunidade que uma empresa tem em resolver suas questões de maneira rápida e simples: patrocinar um time proporciona mais visibilidade a médio e longo prazo, além de mostrar-se mais eficaz do que um simples anúncio em televisão, por exemplo. A rejeição de torcidas rivais é algo de extrema importância e é tratada com cautela pelas empresas, ou deixa de existir a partir do momento em que o patrocínio é pago aos dois lados para evitar transtornos futuros. Tal concorrência também motiva os patrocínios. Conclusão: Nenhuma empresa não quer ficar atrás de suas concorrentes e cada uma busca ter exposição cada vez melhor. Um esporte que fascina a todos pela emoção é impulsionado por marcas e empresas que pegam carona em sua ascensão e popularidade, ruma a um destino favorável aos interesses das duas partes.