Resumo

A mudança de concepção de marketing no meio esportivo vem se acelerando desde o final do século XX. Nesse contexto, os clubes brasileiros de futebol começaram a olhar o marketing esportivo com outros olhos, na perspectiva de competir com os altos salários pagos por clubes europeus. Já no voleibol o marketing foi utilizado para atrair investidores para a criação de equipes, pois até então o investimento no esporte era pequeno. Tais exemplos indicam como o marketing pode ajudar as equipes esportivas na arrecadação de capital para o investimento no esporte. Nessa direção, o presente estudo de caso, na perspectiva de analisar semelhanças e diferenças entre o marketing esportivo de duas equipes do esporte profissional de Florianópolis (SC), no futebol o Avaí Futebol Clube e o Voleibol a Equipe da CIMED/SKY, utilizou como procedimento metodológico a entrevista semiestruturada com representantes dos departamentos de marketing das mesmas. O resultado da investigação indica diferenças e semelhanças nos departamentos de marketing das equipes para se adaptarem ao mercado e adquirirem novos patrocinadores. A visibilidade entre as modalidades tem sido um fator determinante. No Futebol é muito forte em decorrência de seu publico alvo e de sua projeção na mídia, tornando-se, assim, uma modalidade mais atrativa para investimentos.

         Unitermos: Marketing Esportivo. Marketing no futebol. Marketing voleibol.

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