O Método de Ling: Seu Valor e Supremacia do Ponto de Vista de Ginástica Educativa

Parte de Da Educação Física . páginas 118

Resumo

Dentre tôdas as escolas, que se propõem alcançar o alvo a que deve tender tôda educação física escolar, nenhuma por certo sobreleva ao método de Ling na observação das leis fisiológicas, na cientifica urdi-dura de todo o sistema e em frutos imediatos. É o conhecido método de ginástica sueca. Inventado pelo educador e poeta de Ljunga, que para isso perlustrou as tradições chinesas, indianas e gregas, e se ins-pirou diretamente nelas e nas teorias de Nactigall, este admirável plano de ginástica, que alguns alemães opuseram logo a princípio à de Gutsmuths e de Jahn, que alcunhavam de empírica, teve logo seus resultados copiosos na primeira tentativa de Ling com a fundação em 1814 do Instituto Nacional de Estocolmo. Não é uma apologia, que vamos fazer deste método, mas um estudo sucinto sôbre as vantagens, que todos lhe reconhecem, sôbre suas bases científicas e ainda sôbre as objeções, que discutiremos à luz de uma crítica imparcial e serena. No seu livro impresso em 1834 — "Gymnas-tikens allinama Grunder" (Princípios gerais de ginástica) e que se compõe de seis partes: 1) Leis do organismo humano; 2) Princípios de ginástica pedagógica; 3) Idem de militar; 4) Idem de médica; 5) Idem de estética; e 6) finalmente, prática de ginástica, expõe Ling seu plano de ginástica, mediante a qual e a cultura estética sonhava a regeneração do povo escandinavo. 

Arquivo