O Método Francês e a Educação Física no Brasil: da Caserna à Escola
Por Silvana Vilodre Goellner (Autor).
Em I Encontro de História da Educação Física e do Esporte - CHELEF
Resumo
1. Raízes históricas do Método Francês A identificação das atividades físicas como um meio de educação data de muito tempo. Na Idade Moderna encontramos no Renascimento um momento particularmente interessante à essa observação, pois ao redimensionar a compreensão do ser humano em relação à Idade Média, o percebeu como sujeito a uma educação integral, onde se inseriam também as práticas corporais. Dadas as condições econômicas precedentes a esse período - crise no modo de produção feudal, surgimento dos burgos, economia monetária em substituição a de subsistência, crescimento do comércio - houve, com o movimento renascentista, um impulso a maturação da burguesia enquanto classe social, cuja concepção de mundo firmou-se nos princípios da ideologia liberal. Esse conjunto de circunstâncias acabou por valorizar o "culto à razão" que resultou no desenvolvimento dos métodos experimentais, no empirismo, na observação e na comprovação, pois buscava-se através dessa atitude denominada de científica "a obtenção do máximo domínio sobre o meio natural, a fim de explorar-lhe os mínimos recursos em proveito dos lucros do mercado" (2).