Resumo

Grande parte das crianças e adolescentes não atingem os níveis recomendados de atividade física. Diante dos impactos positivos da Educação Física nos níveis de atividade física nessa faixa etária, estratégias para aprimorar os momentos dirigidos destinado à promoção da atividade física, podem ser relevantes para contribuir no aumento das oportunidades de prática e consequentemente elevarem os níveis de atividade física diária dessa população. De forma a atender essas necessidades, desenvolveu-se nos Estados Unidos a estratégia LET US Play, visando maximizar o tempo em atividade de crianças e adolescentes durante os jogos e brincadeira tradicionais. Considerando o impacto positivo das ações no que tange a atividade física bem como a realidade brasileira este estudo objetivou comparar o número de passos, intensidade e satisfação de crianças durante jogos e brincadeiras modificados de acordo com os princípios do LET US Play, versus as mesmas atividades jogadas nas suas regras tradicionais. Participaram do estudo 25 alunos entre 08 e 12 anos, de ambos os sexos (11 meninos e 14 meninas), matriculados em uma EMEB no município de Cuiabá – MT. Os participantes foram monitorados pela pulseira inteligente Mi Band 2, fixada no pulso esquerdo durante 10 aulas de educação física com 50 minutos de duração divididos em dois momentos de 15 minutos com intervalo de 10 minutos para água e 5 início/fim aquecimento e alongamento. Utilizaram-se análises descritivas e comparativas por meio de média, desvio padrão e porcentagem. Utilizou- se o teste ANOVA com post hoc de Tukey para analisar a diferença no número de passos entre as estratégias considerando-se a ordem das intervenções e o gênero das crianças e o Qui- quadrado para verificar a prevalência na satisfação e esforço percebido, foi adotado o nível de significância de 5%. Observou-se que o número total de passos dados pelas crianças na intervenção LET US Play foi superior ao tradicional (1515±825 vs 957±507; p<0,05), tanto em meninos (1795±1020 vs 1110±598; p<0,05), quanto em meninas (1318±581 vs 851±403), independentemente da ordem de aplicação, em todos os jogos com ênfase na queimada para meninos e Futsal para meninas. Os níveis de satisfação e esforço percebido entre as metodologias não apresentaram diferença significativa (p>0,05). Conclui-se que, modificar as regras dos jogos e brincadeiras tradicionais utilizando os princípios da estratégia LET US Play aumenta o tempo em atividade física de crianças e adolescentes durante as aulas de educação física escolar. Além de, gerar satisfação positiva e percepção de esforço semelhante ao dos jogos e brincadeiras em seu formato tradicional.

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