O modelo de ensino por meio da compreensão do jogo (mec)

Por João Paulo Melleiro Malagutti (Autor), Marcia Aparecida Avelino Barbosa de Holanda (Autor), Matheus de Oliveira Jaime (Autor).

Parte de Educação física e modelos de ensino dos esportes: Conceitos, características e aplicações . páginas 78 - 96

Resumo

O Teaching Games for Understanding, aqui traduzido como o Modelo de Ensino por meio da Compreensão do Jogo (MEC), também conhecido como TGfU, foi desenvolvido inicialmente durante a década de 1980 pelos professores David Bunker e Rod Thorpe na Loughborough University no Reino Unido (BUNKER; THORPE, 1982; GRIFFIN; PATTON, 2005; YUK-KWONG, 2010; STOLZ; PILL, 2014). Tal abordagem de ensino foi originalmente desenvolvida devido a algumas insatisfações acerca do ensino dos jogos centrados apenas na aquisição de habilidades técnicas no contexto escolar, durante as aulas de Educação Física (EF) (BUNKER; THORPE, 1982; CHANDLER, 1996). Para isso, foram apresentadas algumas justificativas, tais como: reduzido sucesso de realização das habilidades técnicas; falta de crítica por parte dos alunos sobre a prática do jogo; método rígido de habilidades técnicas aprendidas; dependência dos alunos referente ao processo de ensino aprendizagem; e conhecimento reduzido sobre o jogo ensinado (WERNER; THORPE; BUNKER, 1996; GRIFFIN; SHEEHY, 2004; COSTA et al., 2010).