O modelo de ensino por meio da compreensão do jogo (mec)

Parte de Educação física e modelos de ensino dos esportes: Conceitos, características e aplicações . páginas 78 - 96

Resumo

O Teaching Games for Understanding, aqui traduzido como o Modelo de Ensino por meio da Compreensão do Jogo (MEC), também conhecido como TGfU, foi desenvolvido inicialmente durante a década de 1980 pelos professores David Bunker e Rod Thorpe na Loughborough University no Reino Unido (BUNKER; THORPE, 1982; GRIFFIN; PATTON, 2005; YUK-KWONG, 2010; STOLZ; PILL, 2014). Tal abordagem de ensino foi originalmente desenvolvida devido a algumas insatisfações acerca do ensino dos jogos centrados apenas na aquisição de habilidades técnicas no contexto escolar, durante as aulas de Educação Física (EF) (BUNKER; THORPE, 1982; CHANDLER, 1996). Para isso, foram apresentadas algumas justificativas, tais como: reduzido sucesso de realização das habilidades técnicas; falta de crítica por parte dos alunos sobre a prática do jogo; método rígido de habilidades técnicas aprendidas; dependência dos alunos referente ao processo de ensino aprendizagem; e conhecimento reduzido sobre o jogo ensinado (WERNER; THORPE; BUNKER, 1996; GRIFFIN; SHEEHY, 2004; COSTA et al., 2010).