O modelo esportivo educacional (mee): da conceituação à aplicação

Parte de Educação física e modelos de ensino dos esportes: Conceitos, características e aplicações . páginas 62 - 77

Resumo

O componente curricular Educação Física (EF) é marcado por seu caráter multifacetado e complexo, possui diversas práticas corporais manifestadas ao longo do período escolar, e como atividade humana socialmente construída, reflete os costumes, os valores e até mesmo os modos de relações culturais de uma sociedade (BARROSO; DARIDO, 2006). Junto aos demais temas constituintes das aulas de EF, o esporte apresenta-se como conteúdo clássico que demarca essa disciplina (TUBINO, 2010). Destaca-se no artigo 1º da Carta Internacional da Educação Física e do Desporto (UNESCO, 1978) o esporte como direito de todas as pessoas. Ademais, como um dos fenômenos mais marcantes na transição do século XX para o século XXI, o esporte teve, na Carta mencionada acima, um marco de mudança de seu paradigma (TUBINO, 2010). Anteriormente, ele era interpretado apenas na perspectiva do rendimento, reduzindo o humano a mero executante de ações técnicas. A mudança abriu as portas para a conquista do direito à EF e ao esporte para todas as pessoas, bem como incentivou a reflexão crítica sobre a prática esportiva hipercompetitiva, caracterizada pela apreensão do esporte nos conceitos restritos e descontextualizados de aptidão física e de técnica esportiva (TUBINO, 2010).