O Mountain Bike Como Ferramenta da Psicomotricidade Para a Lateralidade na Educação Física Escolar
Por Péricles Maia Andrade (Autor), Emistócles Damasceno Silva (Autor).
Resumo
As transformações ocorridas na Educação Física Escolar não ficaram no passado, há um movimento constante para a diversificação de seu conteúdo, seja na lógica formal, ou sob a forma de novas estratégias para prover o aprendizado a partir da realidade especifica de cada local, assim, o Mountain Bike, um esporte de aventura, permite uma maior amplitude de movimentos e vivências. Sua ação na escola permite diversas ações frente à psicomotricidade, além de outros conteúdos, respeitando as vivências anteriores dos alunos em seu ambiente comum. A escolha do tema se deu pela afinidade com a prática e vivência do Mountain Bike em seus diversos âmbitos, tanto competitivo quanto recreativo em escala profissional e amadora, tendo por princípio os fundamentos básicos do ciclismo, aliado à inserção no Centro de Estudos em Gestão do Esporte e Lazer (CEGEL) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e visualização do potencial da modalidade no auxílio ao desenvolvimento psicomotor das crianças. O objetivo desta pesquisa foi evidenciar a eficácia do Mountain Bikecomo ferramenta da psicomotricidade na educação física escolar diante da valência psicomotora da lateralidade. A Metodologia se baseou na Bateria Psicomotora (Fonseca, 1995) para análise da psicomotricidade antes e depois do semestre letivo em 10 alunos do ensino fundamental, com idades entre 9 e 10 anos, em uma escola pública da zona rural de Jequié-Ba a partir da aplicação dos conteúdos do Mountain Bike. Os resultados mostram que houve uma evolução significativa da noção de lateralidade nos alunos após quatro meses de aula: Quatro perfis pscicomotores foram analisados a partir de quatro variáveis, Lateralidade Ocular, Lateralidade Auditiva, Lateralidade Manual e Lateralidade Pedal; dois menos desejados, Apráxicos e Dispráxicos, tiveram redução de 10% e 40% respectivamente, já os mais desejados, Eupráxicos e Hiperpráxicos, aumentaram em 10% e 40% quando comparado com o teste feito antes das aulas. No comparativo entre sexos, houve evolução expressiva do sexo feminino para Hiperpráxico, 90% contra 40% masculino.Estes dados evidenciam que o MoutainBike é uma ferramenta eficaz para a evolução da lateralidade em crianças na faixa etária estudada nesta amostra.