O Movimento Como Porta de Acesso Para a Aprendizagem
Por Amauri Aparecido Bassoli de Oliveira (Autor), Vânia de Fátima Matias de Souza (Autor), Débora de Mello Gonçales Santana (Autor).
Em RETOS. Nuevas Tendencias en Educación Física, Deporte y Recreación v. 41, n 1, 2021.
Resumo
Este ensaio teórico objetivou refletir, com base nos pressupostos da neurociência, a importância do movimento e sua relação pedagógica com a Educação Física na Educação Infantil. Como resultados evidenciou que os processos de aprendizagem, provocados pelas vivências motoras diversificadas nas aulas de Educação Física, estimulam a criação e as interações entre as redes neurais, propiciando às crianças uma formação integral e significativa com reflexos nas demais etapas da educação formal. Depreende-se que uma estimulação motora organizada, aproveitando as janelas de aprendizagem, pode trazer benefícios para a vida de forma geral, potencializando as demais aprendizagens.
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