O movimento da educação escolar no município de Piracicaba/SP (1880-1910)
Por Carolina Martin (Autor), Tony Honorato (Autor), Cesar Romero Amaral Vieira (Autor).
Resumo
Este artigo tem como objeto o município de Piracicaba, situado no interior do estado de São Paulo. O escopo é identificar se ocorreu um desenvolvimento concomitante de diferentes aspectos – social, político, cultural, educacional e urbanístico – entre 1880 e 1910, momento em que Piracicaba se destacava pela quantidade e diversidade de instituições de ensino. O fundamento teórico-metodológico tem como base a categoria historiográfica Município Pedagógico. As fontes documentais são de abrangência imperial/federal, provincial/estadual e municipal, integradas a fontes bibliográficas e jornalísticas do período. Os resultados revelam que houve um desenvolvimento geral síncrono de diferentes setores em Piracicaba, principalmente, no contexto da Proclamação da República. Quanto mais o município prosperava, o montante e pluralidade de tipos de instituições de ensino aumentava exponencialmente. Como desdobramento de todo esse processo conjunto foi possível identificar que ocorreu integração, participação e formação de identidades coletivas, que possibilitou à Piracicaba a constituição de um quadro histórico-pedagógico singular.
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