Resumo

A criança ingressa na escola da vida no dia em que também inicia sua educação desportiva. Cada vez que a iniciação desportiva se volta para a busca incessante do talento e do rendimento, maiores serão os abandonos e os desprazeres vivenciados pela criança. Esta dissertação vem para expor um olhar diferente acerca do ensino e da iniciação desportiva, especificamente voltado para a natação. Para isso propõe-se a ressaltar que, através da relação existente entre o professor e o aluno, entre o educador e o educando, entre o que é ensinado e o que é aprendido, podemos ir ao encontro das necessidades da criança sem ferir seus preceitos de alegria e prazer. Sendo assim o trabalho propõe a criação de um ambiente lúdico – educativo para que nele ocorra todo processo ensino/aprendizagem. Para a criação desse ambiente, foi escolhido como ferramenta de trabalho um dos elementos do componente lúdico da cultura, o faz-de-conta. Através dele pode-se criar um mundo fantasia, abrindo possibilidades que somente são possíveis através da imaginação. Assim, para o desenvolvimento dessa dissertação recorremos, sem perder as exigências necessárias de um trabalho cientifico, ao mundo da criança naquilo que mais lhe é atrativo, a historia contada. Portanto na historia o referencial teórico é contado, através da descrição de duas cidades, Ludicidade e Rigorocidade, apontando suas características e duas formas diferentes de se viver e ensinar. A primeira é o local do lúdico, da alegria, por onde qualquer um passa durante sua infância; a outra cidade caracteriza a rigidez e o rigor de um ensino tradicional. A fundamentação cientifica deste trabalho, que se dá durante os acontecimentos da historia, também ocorre durante a formação universitária de um professor chamado Merlyn que tendo aulas com vários professores aprende uma nova forma de enxergar a educação. a pesquisa de campo é narrada atraves das aulas de natação que Merlyn ministra no Lago da Águas Claras, mostrando como foi possível fazer a relação entre o faz-de-conta e a aprendizagem da natação e que mesmo quando se trabalha com a aprendizagem técnica dos nados, é possível criar um ambiente lúdico – educativo. Por ser um trabalho onde se busca despertar a imaginação e criatividade tanto do educador, como do educando, não pretendemos dar a ele aspectos conclusivos, pois a historia contada deve ter elementos em seu final, que estimule mais ainda a imaginação do leitor. Portanto partimos para o que denominados como moral da historia. Nesse momento procuramos dar apenas a visão de um leitor que ao final do texto, além de conceber suas próprias conclusões, ofereça subsídios para quem quiser que conte outra.

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